Olá!
Este diagnóstico foi cuidadosamente elaborado pela MWB Cultura de Vendas para, em parceria, compreendermos a dinâmica atual e o vasto potencial da sua área comercial.
Nosso objetivo é mapear os pontos fortes da sua operação, bem como identificar os principais desafios, oportunidades e necessidades, visando pavimentar o caminho para que sua empresa alcance resultados de vendas consistentemente superiores.
O questionário está estruturado em 5 dimensões, com um total de 18 reflexões estratégicas, e o tempo estimado para preenchimento é de aproximadamente 20 minutos.
Ao concluir, você receberá um relatório com o resumo das suas respostas, um valioso ponto de partida para nossas próximas interações e para a cocriação de soluções eficazes.
Obrigado,
PANORAMA ATUAL E RESULTADOS
ESTRATÉGIA E CULTURA DE VENDAS
PROCESSOS, GESTÃO E FERRAMENTAS COMERCIAIS
DESAFIOS, OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E VISÃO DE FUTURO
PRÓXIMOS PASSOS E INVESTIMENTO NA TRANSFORMAÇÃO
Diagnóstico Comercial
Resultados de Vendas
No último ano fiscal completo, sua empresa conseguiu aumentar a receita de
vendas em uma taxa de dois dígitos (acima de 10%)?
R:
Equipe Comercial
Quantas pessoas compõem a equipe comercial atualmente (incluindo todos os níveis:
liderança, vendas, pré-vendas, inteligência, suporte, etc.)?
R:
Evolução da Equipe
Como o tamanho da sua equipe comercial evoluiu nos últimos 12 meses?
R:
Clareza Estratégica
Sua empresa possui uma estratégia comercial formalizada, com objetivos claros,
metas definidas e um plano de ação conhecido por toda a equipe?
R:
Se sim ou parcialmente, como essa estratégia é comunicada e desdobrada para a equipe?
R :
Proposta de Valor
Qual é a proposta de valor central que sua equipe comercial comunica
aos clientes? Como vocês se diferenciam da concorrência?
R:
Engajamento com a Estratégia
Em uma escala de 0 (Nada engajado) a 10 (Totalmente engajado e com senso de dono),
como você avalia o nível de engajamento e comprometimento da sua equipe de vendas com
a estratégia comercial da empresa?
R:
O que, na sua visão, mais influencia o nível atual de engajamento da equipe?
R:
Execução da Estratégia
Em uma escala de 0 (Nenhuma execução) a 10 (Execução impecável e proativa), qual nota você
daria para o nível de execução da estratégia comercial no mercado pela sua equipe de vendas?
R:
Quais são os principais obstáculos para uma execução de excelência da estratégia no dia a dia?
R:
Cultura de Vendas
Como você descreveria a cultura predominante na sua empresa (ex: orientada a resultados imediatos,
foco no cliente a longo prazo, colaborativa, individualista, inovadora, tradicional)?
R:
Processo de Vendas
O processo de vendas da sua empresa (da prospecção ao pós-venda) está claramente definido, mapeado e é seguido pela equipe?
R:
Quais são os pontos fortes e fracos do seu processo de vendas atual?
R:
CRM e Ferramentas de Gestão
Sua empresa utiliza alguma plataforma de CRM (Customer Relationship Management)?
R:
Se sim, qual(is) ferramenta(s)?
R:
Se sim ou de forma combinada, em uma escala de 0 (Nada eficaz) a 10
(Totalmente eficaz), como você avalia o uso do CRM/ferramentas para:
Gestão do funil de vendas e pipeline
R:
Registro e acompanhamento da jornada do cliente:
R:
Previsibilidade de receita e forecasting:
R:
Análise de dados para tomada de decisão:
R:
Se não utiliza CRM ou o considera pouco eficaz, como são gerenciadas as informações
dos clientes e o pipeline de vendas atualmente? Quais os principais desafios desse modelo?
R:
Planejamento de Vendas
A empresa elaborou e comunicou um planejamento de vendas detalhado
para o período atual/próximo (ex: trimestre, semestre ou ano)?
R:
Se sim, como a equipe comercial participou da elaboração deste
planejamento e como ele é acompanhado e revisado?
R:
Métricas e Acompanhamento
Quais são os principais indicadores (KPIs) que vocês utilizam para
medir a performance da área comercial? Com que frequência são analisados?
R:
Principal Desafio Comercial
Qual é o principal desafio ou obstáculo que sua área comercial
enfrenta hoje que, se resolvido, traria o maior impacto positivo para os resultados da empresa?
R:
Objetivos Estratégicos de Crescimento
Qual(is) é(são) o(s) principal(is) objetivo(s) estratégico(s) da sua empresa para impulsionar o crescimento nos próximos 12-24 meses? (Selecione os mais relevantes)
R:
Outros:
R:
Visão de Mercado
Como você percebe o cenário atual do seu mercado? (Ex: em crescimento, estável, retração,
muita concorrência, surgimento de novas tecnologias/soluções, etc.)
R:
Disposição para Evoluir
Considerando os desafios e objetivos da sua área comercial, qual é a disposição da sua empresa
para investir em soluções (consultoria, treinamento, tecnologia, etc.) que possam acelerar a performance
e os resultados?
R:
Próximos Passos
Quais informações adicionais você considera importantes para compartilharmos neste momento?
Quais são suas expectativas para uma próxima conversa?
R: