Consumidores preferem empresas que disponibilizam informações na internet

Já não soa estranho afirmar que o consumidor tem se mostrado gradativamente mais exigente, e esta conclusão além de verídica, igualmente tem incitado pesquisas voltadas ao assunto, estas que, vêm revelando números interessantes para as empresas, pois agora, o senso crítico do target tem se tornado ainda mais aguçado em decorrência da internet.

O consumidor é crítico, conectado a internet, tornou-se muito mais

Comportando uma vasta gama do mais variado tipo de conteúdo, e com índice crescente de internautas, a rede se qualificou como a ferramenta favorita dentre o público, pois a mesma pode fornecer diversas informações sobre companhias, produtos/serviços, e também opiniões e sugestões de outras pessoas quanto as marcas.

O que as análises apontam sobre este comportamento?

Com a facilidade de alguns clicks, o consumidor pode obter uma infinidade de informações sobre tendências de mercado, lançamento de produtos, fazer comparações entre marcas e preços e, até mesmo, ler as experiências positivas ou negativas de outros consumidores com o produto desejado. A internet é um importante instrumento que dá maior poder de escolha ao consumidor”. Declara Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

Segundo análise realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com o portal de educação financeira Meu Bolso Feliz, foi possível constatar que em nosso país nove, em cada dez pessoas que se mantêm conectadas a internet, também usam a mesma para buscar informações sobre produtos ou serviços antes de efetuarem suas compras no comércio físico.

De acordo com os dados coletados, antes de sair de casa destinados às compras, o público tem como o favorito de suas pesquisas online os eletrônicos (75%), seguidos dos eletrodomésticos (58%), na lista também entram demais artigos como calçados (32%), vestuário (29%), entre outras mais mercadorias.

Assim como têm empregado a web para buscas que irão interferir em sua decisão de compra, os brasileiros, igualmente, se mostraram inclinados as opiniões e experiências anteriores de outros consumidores, disponíveis na redes sociais (39%) como também em blogs especializados (54%).

O estudo revelou que tal hábito vem se mostrando comum dentre todas as idades, mas a faixa etária de 18 à 34 anos tem se tornado destaque nesta questão.

Por que sua marca deve interagir e informar seu consumidor no meio online?

Na veemência por informações que auxiliem sua decisão de compra, desde aspectos e preço do produto, até opiniões de outros internautas referentes ao mesmo, os consumidores se sentem mais confortáveis e induzidos a de fato confirmar sua decisão de barganha com determinada marca quando têm conhecimento dos parâmetros de sua provável aquisição.

Por outro lado, quando há a obstrução ou dificultosos obtenção de referências, o target acaba optando por efetuar sua compra com o negociante que disponibilizou orientações sobre o item ofertado. Confirmando esta afirmação, dados apontaram que, 62% dos brasileiros com acessam a rede, visitam sites de comparações de preços e características das mercadorias.

Deste modo, é certo afirmar que, se sua empresa não tem utilizado a internet para interagir, explanar e esclarecer dúvidas de seu público alvo, está na verdade oportunizando ao concorrente suprir tal necessidade que, irremediavelmente, irá conquistar aqueles que deveriam ser seus clientes potenciais.

Receba conteúdos como esse no seu email! Preencha o formulário abaixo com seus dados.

GOSTOU? COMPARTILHE!

Receba as novidades diretamente em seu e-mail.
Assine nossa newsletter!

/ Insights

Conteúdos Relacionados
AD/85 no Rd Summit 2022

AD/85 no RD Summit 2022

Após uma pausa de dois anos em decorrência da pandemia, o RD Summit reabriu as portas no Centrosul, em Florianópolis, para fazer história e trazer...

LEIA MAIS